Aula 04: Formação dos mundos e dos seres vivos

CRIAÇÃO

 

Formação dos Mundos e dos Seres Vivos

Entende-se por Universo os astros e os mundos visíveis ou não, que se movem no espaço e tudo o que eles contém: seres animados e inanimados, assim como os espaços e os fluidos que os cercam. Conceber-se que o Universo tenha sido obra do acaso, é o mesmo que aceitar o relógio sem o relojoeiro.

O Fluido Universal era energia a principio difusa, que após concentrar-se, foi-se fragmentando aos poucos em miriades de núcleos menores a agigantar-se e expandir-se em nuvens de partículas, que através dos milênios foram se transformando progressivamente em matéria, processo esse que se mantém até nossos dias a revelar a grandeza de Deus.

 

Formação dos Seres Vivos

No começo tudo era o caos; temperatura elevadíssima mantinha fundidos os elementos de sua constituição. As substâncias que hoje são líquidas eram gasosas enquanto que os sólidos eram líquidos. Só pouco a pouco tudo foi se acomodando até organizar-se o clima adequado ao aparecimento dos seres vivos.

Os gérmens responsáveis pela formação dos seres vivos estavam contidos na Terra em estado latente, aguardando o momento favorável para seu desenvolvimento. Os elementos orgânicos, antes da formação da Terra, estavam no espaço em estado fluídico, entre os Espíritos ou em outros planetas, aguardando a maturação do novo mundo para iniciarem uma nova existência em um novo mundo. Nos momentos propícios à eclosão, foram surgindo sucessivamente cada uma das espécies. Os seres de cada linhagem, por sua vez, foram se reunindo pela lei de afinidade e se multiplicaram.

Os homens já não se enquadram mais entre as espécies que se formaram espontaneamente como na sua origem, mas pode-se dizer que uma vez dispersos sobre a Terra, absorveram em si mesmos os elementos necessários à sua formação, para transmiti-los segundo as leis da reprodução. O mesmo aconteceu com as demais espécies de seres vivos (LE, perg. 49).

 

Pluralidade dos Mundos

Há na Terra homens que ainda imaginam que somente este pequeno planeta tem o privilégio de ser habitado por seres racionais.

Os Espíritos afirmam e a razão endossa a ideia de que os diferentes mundos que circulam no espaço são habitados, a exemplo do que ocorre na Terra. As condições de existência dos seres nos diferentes mundos devem ser apropriadas ao meio em que têm de viver. Se nunca tivéssemos visto peixes, não compreenderíamos como alguns seres pudessem viver na água. O mesmo acontece com outros mundos, que sem dúvida contêm elementos para nós desconhecidos. (..) Esses mundos podem conter em si mesmos as fontes de luz e calor necessários aos seus habitantes (LE, perg. 58).

 

Há Muitas Moradas na Casa do Pai

Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na Casa de meu Pai; se assim não fora, eu vo-lo teria dito (João 14 1-2).

Os diversos mundos possuem condições muito diferentes uns dos outros, no tocante ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes, pois nem todos desfrutam do mesmo grau de progresso.

A Doutrina Espírita propicia aos homens uma visão bem mais clara e ampla do Universo, fazendo com que eles descortinem novos horizontes, animando-os da certeza da imortalidade da alma e do futuro radiante e grandioso que os aguarda.

Embora seja tarefa sumamente difícil fazer uma classificação absoluta dos mundos, os Espíritos estabeleceram uma escala com cinco ca categorias distintas :

– mundo primitivo: onde se verificam as primeiras encarnações da alma humana;

– mundo de expiação e prova: onde o mal predomina;

– mundo de regeneração: onde as almas que ainda têm algo a expiar adquirem novas forças, repousando das fadigas da luta;

– mundos felizes: onde o bem predomina sobre o mal;

– mundos divinos ou celestes : onde moram os Espíritos purificados e o bem reina plenamente.

 

A Terra está situada na faixa dos mundos de expiações e de provas, nela ainda predominando o mal; entretanto, afirmam os Espíritos Benfeitores que, futuramente, ela ascenderá à categoria de mundo de regeneração.

 

Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.

Aperte o play abaixo:

Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd

Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites

Leave a Comment

três − três =